Novo Participação ESX SEBRAE em Julho/25

Transferência de Tecnologia

Tecnologias Transferidas

Conheça as tecnologias desenvolvidas na UFES que já foram transferidas ao setor produtivo, demonstrando a capacidade inovadora da universidade.

Conheça as tecnologias

Symbios

A Symbios Tecnologias Assistivas Ltda., spin-off acadêmica incubada no Espaço Empreendedor da UFES, marcou um importante avanço no processo de transferência de tecnologia da universidade ao assinar o primeiro contrato de licenciamento com uma startup oriunda de seus laboratórios de pesquisa. Seu produto, uma órtese robótica vestível para o braço, movida por cabos de aço, foi desenvolvido no Laboratório de Robótica e Biomecânica por docentes e discentes da UFES, com pedido de patente depositado no INPI em 2023. A inovação tem como objetivo auxiliar na reabilitação neuromotora, oferecendo movimentos essenciais do cotovelo, antebraço e mão com alta mobilidade e leveza, pesando apenas 900 gramas.

Esse marco representa a concretização de um ciclo completo de transformação do conhecimento acadêmico em solução com potencial de impacto real. A partir do acordo de licenciamento, a Symbios planeja estabelecer uma fábrica para industrializar a produção da órtese, viabilizando sua disponibilização em clínicas de reabilitação e, no futuro, também para uso doméstico. Essa trajetória reforça o papel da UFES como catalisadora de inovação e mostra como a universidade fomenta parcerias público-privadas capazes de levar pesquisas de excelência ao mercado transformando ciência em bem-estar e desenvolvimento econômico.

Fonte: OnPost, ES Brasil

Resina Supressora de Pó

A Resina Supressora de Pó, fruto de uma parceria da UFES com a Vale, é uma inovação pioneira que converge pesquisa científica e sustentabilidade. A partir de um processo de reciclagem química do PET pós-consumo, envolvendo despolimerização do plástico e aditivos que garantem propriedades específicas à resina, essa tecnologia forma uma película protetora sobre pilhas de minério e carvão, minimizando emissões de poeira no ambiente. Essa inovação, desenvolvida desde 2013, resultou na primeira patente ambiental "verde" da UFES, e está atualmente em processo de licenciamento para uso além das operações da Vale.

Em 2024, foi inaugurada em Cariacica (ES) uma fábrica da Biosolvit com capacidade para processar até 70 toneladas de plástico PET por mês, convertendo resíduos que alimentam o controle ambiental na mineração: o supressor sustentável. A previsão é de retirar mais de 1 milhão de garrafas PET do meio ambiente mensalmente.

Além dos impactos ambientais profundos, o projeto gera renda para catadores locais, promove economia circular e sinaliza um modelo de inovação com valor compartilhado e impacto social.

Fonte: Ufes e Vale